Produto de limpeza multi-uso feito apenas com casca de Cítricos.

Sim, isso mesmo: esta receita leva apenas casca de frutas cítricas, como as laranjas, bergamotas e tangerinas, e água filtrada. O que estou chamando de produto de limpeza é um líquido passível de ser feito em casa, potente e fermentado, que atua como desengordurante e pode ser utilizado para limpar superfícies e o chão, na limpeza de louça e ainda como amaciante e aromatizador de roupas para usar na lavagem. Conheci o feitio deste produto de limpeza através de um amigo, e depois descobri essa outra receita parecida no blog Come-se, da Neide Rigo, link. É muito simples, trata-se apenas de um suco concentrado das cascas deixado fermentar por alguns dias. Depois de pronto e armazenado, a durabilidade é grande.



Eu usei as cascas de bergamota excedentes de quando o pé daqui de casa deu fruto. Quem tem um pé perto sabe que quando dá fruto, dá muito. Mesmo quem não tem árvore e simplesmente gosta de beber suco de laranja sabe que é comum sempre sobrar muitas cascas. Como as cascas de cítrico não são muito boas de adicionar em composteiras, devido à sua acidez, essa receita é também uma solução para o problema do resíduo que sobra de comer e beber suco de cítricos. É possível congelar as cascas para fazer esta receita depois, ou então para acumular cascas o suficiente. O resultado não é alterado em nada. Eu nunca testei se fazer com casca de limão dá certo, então, indico com segurança fazer apenas com laranjas, tangerinas e bergamotas.


Vamos a receita!


INGREDIENTES


- Cascas de 10 cítricos

- 1 L de água



MODO DE PREPARO


1. Bata tudo no liquidificador até que as cascas fiquem bem trituradas e o líquido todo laranja.

2. Passe para um recipiente de vidro esterilizado. Uma vez fiz com uma garrafa de vidro com boca estreita, mas é muito melhor fazer em um recipiente com boca larga, para conseguir mexer. Tape com voal.

3. Hora de deixar fermentar! É importante misturar o líquido ao menos uma vez por dia, para evitar o aparecimento de mofos na superfície. Vai demorar de 3 - 7 dias pra fermentar. Você vai saber que tá pronto quando o líquido estiver cheio de bolhas por dentro.

4. Coe bem o suco, deixando apenas o líquido. Descarte os pedaços fermentados de casca. Você pode adiciona-las na composteira!

5. Guarde o produto de limpeza pronto em um recipiente de vidro. Não precisa guardar na geladeira.



1. Ponto do suco de cascas de cítricos e 2. Suco Fermentado com bolhinhas.



Para usar esse produto de limpeza em superfícies e chão, é necessário diluir 1 parte dele em 3 partes de água. Para amaciar e aromatizar roupas, basta colocar um quarto de copo americano do líquido na máquina de lavar. Essas medidas são aproximadas e a descoberta de outros usos é livre.


Faz em casa e conta pra gente o que achou dessa receita!

330 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo